Agenda 2023: os shows de metal que vêm por aí

Já tem muita coisa boa na agenda de 2023 para os fãs de rock e metal que moram no Brasil. Até agora dois grandes festivais, de porte internacional, foram anunciados e se espremem no mesmo mês de abril: o Monsters of Rock, em sua sétima edição, e o Summer Breeze Open Air, cuja versão original rola na Alemanha. Já sabemos também que o Knotfest, que acabou de fazer sua versão nacional em dezembro de 2022, voltará a acontecer no fim de 2023.

Nomes de peso, como Def Leppard, Mötley Crüe, Deicide e Opeth, também desembarcam no Brasil para shows que prometem atrair públicos diversos, com boas opções para fãs de hard rock, metal progressivo, death e black metal.

+ 50 melhores músicas do metal nacional de todos os tempos

Preparamos a seguir uma lista completa com os shows de metal que já foram confirmados para 2023 e estão com ingressos à venda. Curtiu? Se sentiu falta de algum, deixe sua sugestão nos comentários abaixo.

12 de janeiro

Edu Falaschi em Belo Horizonte

Compositor, cantor e um dos nomes mais importantes do metal brasileiro, Edu Falaschi apresenta a turnê de Vera Cruz, álbum lançado em 2021 e bastante elogiado pela imprensa especializada. O show promete grande impacto visual ao transformar o palco em uma caravela. Além da carreira solo, Edu Falaschi se notabilizou pela carreira à frente do Angra e do Almah.

Mais informações e ingressos.

21 de janeiro

Edu Falaschi em São Paulo

Compositor, cantor e um dos nomes mais importantes do metal brasileiro, Edu Falaschi apresenta a turnê de Vera Cruz, álbum lançado em 2021 e bastante elogiado pela imprensa especializada. O show promete grande impacto visual ao transformar o palco em uma caravela. Além da carreira solo, Edu Falaschi se notabilizou pela carreira à frente do Angra e do Almah.

Mais informações e ingressos.

28 de janeiro

Torture Squad em São Paulo

Com mais de 30 anos de estrada, o Torture Squad, fundado na capital paulista pelos irmãos Cristiano e Marcelo Fusco, lança no show o single e clipe The Fallen Ones. O setlist deve contar também com sucessos da banda como Don’t Cross My Path, Raise Your Horns e Horror and Torture.

Mais informações e ingressos.

27 de janeiro a 12 de março

Paul Di’Anno

O lendário vocalista do Iron Maiden faz uma extensa turnê pelo Brasil a partir de 27 de janeiro, se apresentando em mais de 20 cidades, como Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. O show, com base nas últimas apresentações de Paul Di’Anno, deve contar com clássicos do Iron Maiden, como Running Free, Wrathchild e Prowler.

8 de fevereiro

Opeth em São Paulo

Após idas e vindas durante a pandemia, com cancelamento de uma apresentação que fariam no Brasil em 2020, finalmente o Opeth confirmou sua presença no país, em show único em São Paulo. A produtora Overload anunciou que houve mudança no local do show para o Terra SP. Em constante transformação, o metal progressivo da banda sueca mistura death metal, inserções acústicas e um som com cada vez mais camadas, como vimos nos últimos lançamentos da banda, os álbuns Sorceress (2016) e In Cauda Venenum (2019). Com a mudança de local, novos ingressos estão disponíveis.

11 de fevereiro

Kamelot em São Paulo

Após duas longas turnês pelas principais cidades da América do Norte e Europa, além de rápida série de apresentações pela Austrália e Japão, a banda norte-americana Kamelot de power metal finalmente desembarcará na América do Sul, em 2022, com a turnê promocional do novo álbum “The Shadow Theory”.

Mais informações e ingressos.

21 de fevereiro

Swallow the Sun em São Paulo

Em show único na capital paulista, o quinteto finlandês de doom metal Swallow the Sun apresenta seu oitavo disco de estúdio, Moonflowers, para o público brasileiro. Com uma mistura de melodias densas e pesadas, vocais limpos e guturais, o grupo é uma referência mundial do metal mais introspectivo e progressivo.

Mais informações e ingressos.

7 de março

Def Leppard e Mötley Crüe em São Paulo

A The World Tour, que reúne dois gigantes do rock pesado, chega ao Brasil com show único no Allianz Parque. Os shows que seriam realizados em Curitiba e Porto Alegre foram cancelados pela promotora do evento. Comandado por Nikki Sixx e Tommy Lee, o Mötley Crüe fez história para os fãs de glam metal e hard rock nos anos 1980, com álbuns clássicos como Shout at the Devil e Girls, Girls, Girls. Na mesma época, o Def Leppard também estavam no topo das paradas de rock com sucessos como Photograph, Foolin e Pour Some Sugar On Me?

Mais informações e ingressos.

12 de março

Deafheaven em São Paulo

Em 2016, o Deafheaven esteve pela primeira vez no Brasil e incendiou o público que compareceu ao Clash Club, em São Paulo. Na época, tinham na bagagem dois discaços que marcaram o começo da carreira da banda, Sunbather (2013) e New Bermuda (2015). Agora, eles estão de volta, para alegria dos fãs de um metal mais experimental, introspectivo e idílico. Mas, ao contrário do black metal ensolarado que virou marca registrada da banda, o Deafheaven apresenta no álbum mais recente Infinite Granite, de 2021, que dividiu os fãs ao focar mais nas partes melódicas. Pra mim, continua sendo uma das bandas mais intensas e interessantes do novo cenário do metal.

Mais informações e ingressos.

11 a 19 de março

Sonata Arctica

Depois de suspender parte da turnê que faria em 2022, porque alguns membros da banda contraíram Covid, a banda finlandesa de power metal Sonata Arctica confirmou seis datas da turnê no Brasil, que vai passar por Brasília (que anunciou mudança de data para o dia 11 de março), Florianópolis, Porto Alegre, Limeira, São Paulo e Rio de Janeiro. As apresentações celebram os 25 anos de carreira da banda.

Mais informações e ingressos Brasília.
Mais informações e ingressos Florianópolis.
Mais informações e ingressos Porto Alegre.
Mais informações e ingressos Limeira.
Mais informações e ingressos São Paulo.
Mais informações e ingressos Rio de Janeiro.

12, 17 e 26 de março

Angra Fest

Uma das maiores bandas de metal do Brasil de todos os tempos, o Angra comemora seus 30 anos de estrada no festival que leva seu nome e traz convidados de peso: Viper e Matanza Ritual. O festival terá uma edição no Rio de Janeiro, em 12 de março, em São Paulo, no dia 17 de março, e fecha o giro pelo Brasil em Porto Alegre, em 26 de março.

Mais informações e ingressos Rio de Janeiro.
Mais informações e ingressos São Paulo.
Mais informações e ingressos Porto Alegre.

25 de março

Katatonia em São Paulo

O grupo sueco de doom metal Katatonia, que lançou em 2020 City Burials, um dos discos de metal mais bonitos daquele ano, anunciou nas suas redes uma passagem única pelo Brasil em sua turnê que roda pela América do Sul. Provavelmente, eles chegam ao país para apresentar o novo álbum Sky Void of Stars, que está programado para ser lançado no fim de janeiro de 2023.

Mais informações e ingressos.

26 de março

Tesseract em São Paulo

Os britânicos do Tesseract, que tiveram algumas datas suspensas por conta da pandemia de Covid-19, confirmaram em seu site oficial uma apresentação em São Paulo em março. Com quatro álbuns lançados, a banda é conhecida por beber na fonte do djent metal, mais um desses subgêneros do metal, cujos protagonistas são o Meshuggah e Periphery.

Mais informações e ingressos.

2 de abril

Alcest em São Paulo

Um dos grandes nomes do post-metal, os franceses do Alcest confirmaram uma passagem pelo Brasil em 2023 para continuar a divulgação do último álbum, Spiritual Instinct (2019). Eles se apresentam em São Paulo no início de abril. Fundado em 2000, o Alcest criou seu autêntico caminho sonoro com uma mistura de ótimas melodias, tons melancólicos e black metal.

Mais informações e ingressos.

14 de abril

São Paulo Metal Fest com Moonspell

A banda portuguesa Moonspell, que toca no Festival São Paulo Metal Fest (Foto: Rui Vasco)

Um dos maiores e mais importantes expoentes do metal português, o Moonspell foi anunciado como headliner do festival São Paulo Metal Fest, que será realizado na capital paulista, na casa de shows Carioca Club. Com uma combinação de peso, melodias intrincadas e referências históricas, a banda portuguesa esteve no Brasil em 2018 com a apresentação do álbum 1755, sobre um incêndio que devastou Lisboa. Agora, o Moonspell comemora 30 anos de carreira e deve tocar faixas de seu disco mais recente, Hermitage. Outras atrações do festival serão anunciadas em breve. Fique de olho!

Mais informações e ingressos.

15 A 25 de abril

Bruce Dickinson

O frontman do Iron Maiden presta homenagem a Jon Lord, morto em 2002, e ao Deep Purple com uma série de shows em que é acompanhado no Brasil por integrantes da Osesp, sob a batuta do maestro Paul Mann. A base das apresentações é o álbum do Deep Purple Concerto For Group And Orchestra, de 1969.

Mais informações e ingressos São Paulo.
Mais informações e ingressos Curitiba.
Mais informações e ingressos Rio de Janeiro.
Mais informações e ingressos Porto Alegre.

22 de abril

Monsters of Rock

A sétima edição do festival está programada para ocorrer em abril no Allianz Parque, em São Paulo. As primeiras bandas do line-up já foram anunciadas — e cobrem boa parte da história do metal. KISS, Scorpions, Deep Purple, Helloween e Saxon estão entre as principais atrações.

Mais informações e ingressos.

27 de abril

Godsmack em São Paulo

Marcado inicialmente para novembro de 2022, o show do Godsmack foi alterado para uma nova data devido a, segundo a própria banda americana, “problemas logísticos”. Esta será a primeira apresentação — e talvez a única, pois há rumores de que o fim do grupo se aproxima — do Godsmack no Brasil. Com dois singles recém-lançados, o novo álbum, Lighting Up the Sky, deve sair em fevereiro de 2023.

Mais informações e ingressos.

29 e 30 de abril

Summer Breeze Open Air

No fim de abril, após uma semana do Monsters of Rock, tem a edição brasileira de um dos principais festivais de metal do mundo: o Summer Brezze, que acontece na Alemanha. E o evento chega com um line-up de peso, com bandas para todo gosto: Lamb of God, Blind Guardian, Parkway Drive, Stone Temple Pilots, Kreator, Sepultura, Napalm Death, Accept, Testament, Krisiun, entre outras. São dois dias de evento, mais de 40 bandas e 4 palcos. O festival vai ocupar o Memorial da América Latina, em São Paulo.

Mais informações e ingressos.

29 de abril

Cockney Rejects em São Paulo

Fundado em 1978 pelos irmãos Jeff e Mick Geggus, o grupo punk Cockney Rejects se apresenta no Hangar 110, em São Paulo, com um convidado de peso: o Inocentes, lenda do punk nacional, abre a noitada. Ao vivo, a banda é conhecida por tocar em alta voltagem. Não devem faltar sucessos como Fighting in the Streets, We Are the Firm, Police Car e outros.

Mais informações e ingressos.

14 DE MAIO

Deicide e Kataklysm em São Paulo

Expoente da cena de death metal que estourou na Flórida nos anos 1990, o Deicide confirmou dois shows no estado de São Paulo nos dias 13 e 14 de maio. O primeiro deles rola em Limeira, no interior de SP, e o segundo na capital. As apresentações fazem parte da turnê Decimate Latin America Tour 2023. A banda canadense de death metal Kataklysm abre a noite.

Mais informações e ingressos.

18 de junho

The Sisters of Mercy em São Paulo

O punk gótico do Sisters of Mercy, icônica banda inglesa dos anos 1980, passa por São Paulo na turnê que o grupo faz na América Latina. Apesar de apenas três álbuns de estúdios lançados na carreira, a banda tem um lugar importante na história do rock, num movimento que sucedeu à primeira onda do punk inglês.

Mais informações e ingressos.

18 DE JUNHO

Nile em São Paulo

Liderado por Karl Sanders, o Nile é mais uma banda de death metal dos anos 1990 que desembarca em São Paulo para show único no Jai Club. Ainda não há maiores informações sobre a venda de ingressos, embora a data esteja confirmada.

26 de agosto

Draconian em São Paulo

Em seu primeiro show na América do Sul, a banda sueca Draconian, liderada pelo vocalista gutural e letrista Anders Jacbosson, faz apresentação única no Brasil que marcará a volta da vocalista original Lisa Johansson, que participou dos primeiros cinco álbuns da banda. O setlist cobrirá toda carreira da banda, em especial o último álbum Under A Godless Veil.

Mais informações e ingressos.

2 comentários

    • Oi, Leonardo, tudo bem? Isso tem muito a ver com o trabalho das produtoras locais. Um bom exemplo é Limeira, uma cidade do interior de SP que costuma receber ótimos shows de metal. Obrigado pela visita por aqui 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s