Por que o Metallica é a maior banda de metal de todos os tempos?

Metallica em foto de lançamento do novo álbum 72 Seasons

Tenho razões consistentes para responder positivamente à pergunta do título acima. E estou ciente de que esse tipo de afirmação pode gerar controvérsias. Portanto, se você discorda (ou concorda), deixe sua opinião na caixa de comentários.

+ 50 melhores músicas do metal nacional de todos os tempos

72 Seasons: Metallica coroa discografia de mais de 40 anos com mais um ótimo disco

Depois de lançar em 2016 Hardwired… to Self-Destruct, um dos melhores álbuns da fase mais recente da banda, o Metallica acertou a mão de novo com 72 Seasons, o novo disco lançado em abril deste ano que vem recebendo boas avaliações de fãs e críticos. É incrível a consistência do Metallica. Desde 1983, quando debutaram com o cru e intenso Kill ‘Em All, há uma sequência de ótimos (alguns deles obra-prima) álbuns, passando pelo início glorioso e mais épico de Ride the Lightning e Master of Puppets, o estouro e popularização com o Black Album, até os dias de hoje. 72 Seasons, como é de praxe, está repleto de riffs, tem uma velocidade alucinante e algumas experimentações que dão um ar de novidade ao disco. É o 11º álbum de estúdio da banda.

Contra fatos não há argumentos: maior do que Ozzy

O Metallica é a banda de metal que mais vendeu ingressos para shows no mundo. São 22 milhões de ingressos vendidos ao longo da carreira, o que soma a bagatela de 1,4 bilhão de dólares, de acordo com levantamento feito pela empresa Pollstar. É um dos poucos grupos do gênero que conseguem lotar um estádio do tamanho do Morumbi. O Metallica vendeu mais ingressos do que lendas do rock como AC/DC (14 milhões) e Ozzy Osbourne (10 milhões).

James Hetfield, integrante da formação original da banda

Reis do streaming: Metallica no seleto 1 Billion Club

Uma das métricas mais importantes do sucesso de uma banda com seu público é, levando em conta o novo cenário da indústria musical e a queda na procura por discos físicos, o número de streams que uma música ou grupo alcançou em tocadores, como Spotify, Deezer etc. Nesse quesito, o Metallica também atingiu marcas estratosféricas. A música Enter Sandman, hino de 1991 do Black Album, alcançou mais de 1 bilhão de plays no Spotify, entrando no seleto 1 Billion Club, do qual participam nomes como Ed Sheeran, Ariana Grande, Post Malone e, entre os roqueiros, Nirvana, Queen e U2.

eles estão na estrada, sem pausa, há muito, muito tempo…

Ok, não dá pra competir com os Rolling Stones, na ativa desde 1962, mas… o Metallica figura na lista das bandas de rock que completaram mais de 40 anos de estrada, ao lado de outras lendas como Judas Priest, U2, Pearl Jam. E desde a fundação, em outubro de 1981, com dois integrantes da formação original, Lars Ulrich e James Hetfield, e outro que entrou poucos anos depois, o guitarrista Kirk Hammett. O mais novo integrante do Metallica é Robert Trujillo, que assumiu os baixos no lugar de Jason Newsted em 2003.

METALLICA LEVA O THRASH PARA O MAINSTREAM

Não quero entrar no mérito de quem inventou o thrash metal, o subgênero do metal que começou a ganhar espaço na boca de jornalistas, headbangers e críticos de música no início dos anos 1980. Pode ter sido, mesmo antes do Metallica, o Venom, que já colocava velocidade e agressividade no metal mais clássico, ou até pioneiros como Motorhead e Diamond Head, duas bandas que estavam sempre tocando nas fitas k7 de Lars Ulrich nos anos 1980 e que, declaradamente, são grandes influências do Metallica. Não dá para negar, no entanto, que o lançamento de Kill ‘Em All pela gravadora Megaforce em julho de 1983 foi um divisor de águas e levou muita gente a querer imitar o quarteto que misturava a atitude punk, com os riffs do New Wave of British Heavy Metal e uma velocidade alucinante para a época. Aos poucos, o thrash metal ganhou tanto espaço que começou beliscar a fronteira do mainstream, com o peso de bandas como Slayer, Anthrax, Megadeth e, claro, o próprio Metallica.

“O Metallica foi para o heavy metal dos anos 1980 o que o Led Zepellin foi para o rock e os Ramones para o punk: a banda que definiu a aparência e o som de uma época”

(Mick Wall, autor de Metallica: a Biografia)
OUTROS NÚMEROS QUE COMPROVAM O TAMANHO DO METALLICA
  • O Metallica foi indicado mais de 20 vezes para categorias do Grammy Awards
  • A banda de Los Angeles venceu 9 prêmios do Grammy, incluindo melhor álbum de rock, melhor performance de metal e melhor música.
  • Ganhou 5 prêmios do Billboard Music Awards, incluindo Artista do Ano em 1999.
  • Mais de 130 milhões de álbuns vendidos no mundo todo
  • Apenas o Black Album vendeu mais de 30 milhões de cópias

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s