O que estão falando sobre Us, novo filme de Jordan Peele

Lupita Nyong'o em cena do filme Us, de Jordan Peele
Lupita Nyong’o em cena do filme Us, de Jordan Peele

Depois do tremendo sucesso de Corra, filme de terror que venceu o Oscar de melhor roteiro original ao colocar a questão racial em uma trama tensa, todos os olhos se voltaram para Jordan Peele, o diretor que começou a carreira como comediante e, meio sem querer, se tornou queridinho dos fãs de terror. Pois ele está de volta!

Seu novo filme, Us (tudo indica que vai se chamar Nós no Brasil), acabou de estrear no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, e já está deixando a internet maluca. Os comentários de quem já assistiu são, em geral, entusiasmados. Teve gente chamando Peele de “novo Hitchcok” e “novo John Carpenter”, outros classificando o filme como mais uma obra-prima do terror.

Me faz lembrar o caso do M. Night Shyamalan, outro diretor de terror incensado no início da carreira, catapultado ao patamar de gênios como Hitchcock, e que se perdeu entre um projeto e outro.

No site Rotten Tomatoes, que compila as impressões sobre os principais lançamentos do cinema e dá uma nota geral ao filme, Us está até o momento com 100% de aprovação, em uma lista de 39 críticas. É um ponto de partida promissor, mas, claro, dependerá do público corroborar essa análise inicial.

Us 3
Cena do filme Us, que estreou no festival South by Southwest, no Texas

Peele já deixou claro em entrevistas que não quis fazer um novo Corra nem gostaria que seus fãs fossem com isso em mente para assistir a Us. A história agora é de uma família que vai passar férias em uma praia da Califórnia e é atormentada pela aparição de estranhos vizinhos que, na verdade, são cópias malignas da própria família. Peele joga com a famosa lenda dos doppelgänger, monstros com o poder de representar uma cópia idêntica de uma pessoa.

O elenco é um dos pontos altos: conta com Lupita Nyong’o, Winston Duke e Elisabeth Moss. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor deu algumas pistas sobre como interpretar sua história: “Nós somos nossos piores inimigos, não apenas como indivíduos, mas como grupo, família, sociedade, país, mundo. Temos medo da presença do outro, que pode vir e nos matar ou tomar nossos empregos, mas o que nos gera realmente temor são nossos pecados, nossa culpa.”

Veja o que estão falando por aí sobre Us. O filme tem estreia prevista no Brasil para 21 de março.

“Uma envolvente exploração do passado e da opressão que os EUA ainda têm medo de expor. Peele deseja que a gente fale, e dá material para a plateia pensar e refletir sobre nosso caminho rumo ao lado mais sombrio da mente humana” (Monica Castillo, do site Roger Ebert) 

“Peele consolida seu lugar como um dos melhores diretores de terror do nosso tempo, ao notar que o horror da vida real é resultado do que os humanos são capazes de fazer uns com os outros” (Yolanda Machado, do TheWrap)

“Como um filme de terror é muito gratificante. Após uma primeira parte mais sentimental, o filme se lança como um foguete, composto por cenas caóticas — Peele é muito bom em encontrar estranhamento em comportamentos públicos — dispensando com isso a necessidade de ser explicitamente violento” (Randall Colburn, do AV Club)

“A violência explícita, as lágrimas, os gritos, os sustos — tudo muito familiar, mas feito de uma maneira muito inovadora” (Joi Childs, do Slashfilm)

“Apesar de explorar técnicas de ataque e perseguição no filme, o que fica é a desconcertante intimidade e senso de parentesco que liga a família Wilson a seus alter egos” (Justin Chang, do Los Angeles Times)

Graças a um roteiro inteligente e grandes atuações de um elenco maravilhoso, Us é hilário e perturbadoramente estranho ao mesmo tempo” (Brandon Katz, do Observer)

“Us é um dos filmes de terror mais originais dos últimos anos. Está destinado a figurar entre os grandes filmes do gênero” (Jonathan Barkan, do Dread Central)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s