Serial killers e monstros invadem a USP na mostra Carnificina

Angst, raro filme do austríaco Gerald Kargl
Angst, raro filme do austríaco Gerald Kargl

Está bem legal a programação da mostra Carnificina, que fica em cartaz no Cinusp, em São Paulo, de 14 de março a 17 de abril. Integram a seleção 25 filmes de horror de gêneros variados como slasher films e torture porn. Claro, alguns clássicos e cults manjados serão exibidos por lá (caso do Frankenstein de James Whale e de O Iluminado, de Stanley Kubrick), mas eu apostaria em sessões menos óbvias.

Uma delas é O Poço e o Pêndulo, longa de 1961 do grande mestre do filme B Roger Corman baseado em conto de Edgar Allan Poe, um projeto da produtora American International de adaptação de obras do escritor. No elenco, duas lendas do gênero: Vincent Price e Barbara Steele numa história que se passa na Espanha do século 16.

A Noite dos Chupacabras, do nosso bastião do terror Rodrigo Aragão
A Noite dos Chupacabras, do nosso bastião do terror Rodrigo Aragão

Imperdível, Begotten é um filme experimental de 1991, dirigido pelo americano E. Elias Merhige, que causou alvoroço na época. Em clima sobrenatural, gerado por uma intervenção em cada fotograma do filme após ser finalizado, ele foi interpretado como uma alegoria bíblica sobre vida e morte. A obra é inspirada num acidente que quase tirou a vida de Merhige quando ele tinha 19 anos.

+ Baskin: existe filme de terror na Turquia!

Quero ver também o austríaco Medo (Angst no título original), do diretor Gerald Kargl, lançado sem muito alarde em 1983, embora tenha ganhado uma aura cult com o tempo. É baseado na história real do serial killer Werner Kniesek, interpretado pelo ator Erwin Leder.

A Tortura do Medo, clássico de Michael Powell dos anos 60
A Tortura do Medo, clássico de Michael Powell dos anos 60

Além da produção estrangeira, a mostra tem o mérito de apresentar boas obras nacionais. De Rodrigo Aragão, cineasta do litoral de São Paulo, um dos mais profícuos e defensores do horror no Brasil, será projetado A Noite dos Chupacabras (2011) e o projeto As Fábulas Negras (2015), que ele assina ao lado de José Mojica, Joel Caetano e Peter Baiestorf. Em pré-estreia, o filme Mate-me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira, mostra uma garota de 15 anos em meio a uma onda de assassinatos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O Cinusp fica na Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, 181). Todas as sessões têm entrada gratuita. Os horários e a programação completa estão aqui.

2 comentários sobre “Serial killers e monstros invadem a USP na mostra Carnificina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s